O Papel Social das Marcas vs Cultura de Cancelamento
Ascensão da Cultura de Cancelamento nas Redes Sociais
A Internet não é “Terra de Ninguém”, mas talvez ainda se assemelhe demasiado a uma arena de lutas injustas com forças mal geridas. A Internet, e mais concretamente as redes sociais, merecem atenção séria por parte de todos, tal é o poder que exercem sobre as nossas vidas.
A cultura do cancelamento é um fenómeno preocupante que tem ganho forma e força nas redes sociais. Um comportamento coletivo que vai do “deixar de seguir” ao achincalhamento absurdo. Motivados por atitudes e comportamentos supostamente reprováveis tidos por figuras ou entidades públicas ou privadas não mede esforços no momento de assassinar reputações.
Impactos Destrutivos do Cancelamento e a Ironia da Democracia
Até aqui, o quadro já seria negro.
No entanto, não se trata apenas do fim ou suspensão do apoio; mas do invariável início de um linchamento cruel, rude, desproporcional e perigoso.
Resta saber de que reles infeliz de altos padrões morais (!) – provavelmente escondido atrás de um qualquer ecrã – parte a “primeira pedra” 🤔
A importância de questões como racismo, xenofobia ou ambiente passa para segundo plano quando as discussões se tornam mote e arma de arremesso para imbecis malformados que, sem avaliarem sequer as consequências da meia hora seguinte, não percebem estar a munir aqueles a quem pretensamente mais se opõem: incentivam a violência e atos tão ou mais graves do que aqueles que imputam a quem acusam.
A incoerência é gritante e aflitiva 😱
As Consequências Sociais do Cancelamento e o Papel das Marcas
Não deixa de ser irónico como o pretenso debate democrático e as lutas por direitos e causas – muito nobres na essência (só não se aguentam os fundamentalismos de parte a parte, incoerências e protagonismos a qualquer custo) – cultivem verdadeiras condenações em praça pública como acontecia em tempos idos às mãos do Clero e da Inquisição.
Disseminam o discurso de ódio e põem em risco a integridade física e emocional de quem é cancelado. Casos de suicídios ou assassínios em massa sucedem-se em decorrência desta forma de estar na internet. E na maior parte das vezes, claro, as vítimas – perpetradores ou “perpetrados” – são crianças ou adolescentes, estruturalmente mais frágeis.
Estratégia de Marca e Comunicação Responsável na Era Digital
Hoje, marcas, imprensa, políticos e influenciadores fazem crer aos mais suscetíveis que para ser ouvido e ter impacto é obrigatório ser polémico, irredutível, inflexível. Subestima-se a inteligência do público com uma facilidade tremenda. E nós deixamos!
O processo de estupidificação está acelerado e é assustador. Não chega ser superficial e raso. A velocidade de informação é cada vez maior, mas a da desinformação acompanha-a e ultrapassa-a. Daí a necessidade crescente de se sentir verdade e confiança: as pessoas querem saber com quem estão a fazer negócios, com quem estão a relacionar-se.
Neste contexto frenético, as marcas têm um papel crucial não só na economia – enquanto prestadores de serviços que são – mas como pilares de uma estrutura social.
Independentemente da dimensão do negócio, cada empresa tem, sim, a responsabilidade de transmitir uma mensagem que vá além da venda de produtos e serviços.
Um manual de marca bem elaborado e seguido estrategicamente, assegura que a mensagem seja consistente, autêntica e verdadeira. Coerente com os valores fundamentais das suas pessoas.
O Futuro das Marcas na Sociedade
Marcas e negócios – que não sejam passivos, claro, e que desejem mais, para si e para os outros – devem, portanto, esforçar-se por criar uma comunicação que seja um reflexo das crenças e princípios que sustentam a sua história.
Fazer uso dos seus espaços digitais, das suas plataformas e das suas vozes para promover o diálogo, a inclusão e a reflexão, é uma responsabilidade civil, mas é também uma oportunidade gigante para construir uma comunidade leal e informada. Fazendo isso, as marcas afirmam e reforçam a presença no mercado com credibilidade e boa perceção de valor e contribuem positivamente para a evolução de uma sociedade mais equilibrada e consciente.
Por que esperas para definir a tua Estratégia e Manual de Marca? Faz a tua marcação e conta com Copymediateller nesse processo 🙂