A HISTÓRIA MARCA A HISTÓRIA FICA
Quando começaram a semear as primeiras batatas e cenouras, já há muito que os nossos antepassados contavam histórias uns aos outros. Aquele tio mais entusiasmado talvez contasse ao avô velhote sobre o belo bicharoco que conseguiu caçar! As comadres, no aconchego da gruta e de volta do panelão, talvez palreassem sobre a vida comunitária enquanto davam conta do manjar. E lá no outro canto de certeza que começava a sobressair um excêntrico qualquer, aquele que é sempre o alvo dos cochichos gerais. Afinal, há sempre um em qualquer família de bem! O raio do miúdo insiste e persiste em rabiscar tudo quanto é parede lá de casa… Vá entender-se estes artistas!
Desenvolvimento da Linguagem e da Comunicação
A verdade é que a linguagem humana começou a desenvolver-se há cerca de 100.000 anos. Há 27 mil, as formas de expressão alargaram-se à Arte Rupestre. E há 3500 anos chega então o texto escrito.
Religiões e Filosofia
As religiões e a filosofia passaram as suas mensagens por séculos através de histórias – a diferença é que uma incentiva o questionamento permanente de tudo, e a outra nem tanto!
O Papel das Histórias no Cérebro Humano
Pesquisas sugerem que o nosso cérebro tem uma espécie de mecanismo de auto-preservação (ou poupança de energia, como queiras) que nos leva a organizar as experiências de vida em forma de histórias. Passamos mais de um terço dos nossos dias, ou a fabricar, ou a procurar uma história.
Sobrevivência e Poupança de Energia
Estamos primitivamente programados para duas funções primárias: sobreviver e poupar energia! Isso explica por que as histórias nos agradam tanto. Se consegue antecipar o que está por vir, o cérebro simplesmente muda o foco.
Conexão Emocional com as Histórias
Quando encontras uma história que te toca e sentes aquela conexão quase imediata, isso acontece porque as histórias funcionam como espelhos que refletem as nossas próprias experiências, sonhos, medos e desejos. Recursos como metáfora, ironia, hipérbole, alegoria ou analogia (entre tantos outros); a imagética; personagens e diálogos; descrição de cenários, situações, sentimentos e emoções, ajudam a potenciar o alcance da mensagem.
Hollywood, Pixar e Disney: Mestres do Storytelling
Há muito que Hollywood, a Pixar ou a Disney usam e abusam do Storytelling. Porque resulta, é eficaz. Porque mexe com as pessoas! Sabemos que é ficção, que são personagens, que é cenário… mas aquelas 2 horas são quase terapêuticas!
O Poder das Histórias na Humanidade
Pagamos por livros, pagamos a subscrição da Netflix ou o bilhete do cinema! Pagamos para ir a concertos, ao teatro e até ao circo! E qualquer um desses eventos tem o poder de nos fazer crer que precisamos realmente comprar isto ou aquilo… E não digas que não 😉
Envolvimento Emocional
Quanto mais emocionalmente envolvidos estamos com uma história, menos observadores estaremos também. E muito menor se torna a capacidade para discernir prioridades!
Efeitos Físicos e Emocionais das Histórias
Sabias que uma história pode ter em ti o mesmo efeito que uma noite de sexo (uma história mediana, vá 😋), mas as hormonas libertadas são as mesmas? Ou uma bola de Berlim? Uma hora no ginásio? Ou um ato de generosidade…?
Storytelling em Grandes Momentos da Humanidade
Grandes momentos da Humanidade são marcados por Storytelling! O discurso de Martin Luther King “I have a Dream” (Eu tenho um Sonho) ou de Winston Churchill “Blood, Sweat and Tears” (Sangue, Trabalho, Lágrimas e Suor) subsistem até hoje no imaginário popular. A voz de Zeca Afonso a cantar “Grândola Vila Morena” nas rádios portuguesas há 50 anos…!!!
Causas Coletivas
Cada um destes momentos representava os sonhos, medos e angústias de um povo inteiro e não apenas vontades individuais. Por isso é que atuou de forma intensa no neurónio-espelho e causou tanta identificação. Mais do que discursos, mais do que uma canção, eram causas!
A Importância do Storytelling no Marketing
Somos mesmo a soma das histórias que vivemos, as que contamos, as que ouvimos, as que imaginamos e, especialmente, as que nos inspiram. Usar isso numa boa estrutura de Copywriting e na Estratégia de marketing digital a favor do negócio, produto ou ideia que queremos promover já não é uma escolha nos dias atuais.
Por que Usar Storytelling no Teu Negócio?
Simples! Porque o objetivo do Marketing é ocupar espaço na mente das pessoas! Quando contas uma história e descreves as sensações e as emoções, mostras a transformação do teu produto. Quando estabeleces empatia e crias uma ligação emocional, o espaço ocupado alarga-se ao coração do consumidor.
Autenticidade e Relacionamento com o Público
É importante manter a autenticidade e ser verdadeiro com o público. Só assim será possível desenvolver um relacionamento saudável e duradouro e aumentar a comunidade da tua marca. O teu público quer identificar-se contigo. Quer clareza na mensagem e não há melhor forma de o fazer do que adequá-la a histórias de fácil compreensão.
Contar a Tua História
Conta a tua história, a do teu produto, negócio ou ideia. Fá-lo de forma genuína e com foco no teu Propósito. Lembra-te, hoje tudo é muito volátil e ambíguo e está à distância de um clique!
A Comunicação Eficaz
As pessoas querem coisas e pessoas reais! Só uma comunicação eficaz, verdadeira e dinâmica te distingue da concorrência.
Benefícios do Storytelling no Marketing
Uma Estratégia de Conteúdo com Storytelling pode garantir-te:
- Aumento de vendas e conversões de até 30%
- Aumento do alcance e destaque no mercado saturado
- Humanização da marca mediante a construção de relacionamentos de confiança e proximidade
- Maior recorrência e leads mais baratos
O Storytelling vai provocar sentimentos e sensações no teu público, humanizar a tua marca e assegurar-te a construção de um relacionamento emocional. Isto pode ter – e tem – um preço inicial, mas o valor a médio e longo prazo é inestimável! Tens ao teu alcance a possibilidade de potenciar os teus resultados com Storytelling. Vamos contar essa história? Agenda a tua reunião de diagnóstico e vê como CopyMediaTeller te ajuda nesse processo.